2 de novembro de 2012

Sobre Comprometimento

- Como posso ajudar? – Perguntou a atendente com um sorriso simpático assim que a Cliente entrou na loja.
- Eu estou procurando por uma boa Amizade. – Respondeu a Cliente. Esquivando-se da Vendedora para olhar além dela. – Já passei em várias lojas, mas parece que o produto está em falta, pois não encontrei em lugar nenhum. – Acrescentou.
- Bem, nós também não possuímos esse produto no nosso estoque no momento. – Admitiu a Vendedora. – Mas podemos encomendar para a senhora se quiser.
A Cliente maneou a cabeça, frustrada.
- Bom, em no mínimo três ou quatro anos.
- Meu Deus! É muito tempo.
- Eu sinto muito, mas é um produto extremamente difícil de ser confeccionado. Principalmente se quiser garantias.
- Sim, sim. É claro que eu iria querer garantias.
- Então terá de esperar por uns três ou quatro anos.
- Não, tudo bem. Deixa pra lá. – Disse, em desistência.
- Espere! – Pediu a vendedora procurando uma maneira de não perder a cliente. – A senhora não quer dar uma olhada nos outros produtos? Temos de tudo aqui... Quero dizer, quase tudo.
- Eu não sei... – A Cliente pensou por um tempo, aumentando a ansiedade da Vendedora. – Vocês não teriam algum Amor perdido por aí, teriam?
O rosto da vendedora iluminou-se automaticamente.
- Oh, é claro! O que não falta é amor! Siga-me. – Pediu a Vendedora, enquanto rapidamente se pôs a caminhar por entre prateleiras lotadas de produtos que não paravam de sair e, quase ao mesmo tempo, de serem repostos.  A Cliente passou o olho por um desses produtos e leu: VINGANÇA. MAIS RÁPIDA E EFICIENTE. Passou direto.
- Aqui está! – Cantarolou a Vendedora, muito animada, erguendo os braços para a prateleira a sua frente. A Cliente se aproximou de um dos frascos que ali estavam. Dizia: PAIXÃO INSTANTÂNEA. FICA PRONTA EM APENAS 3 MINUTOS!
- Na verdade, eu queria Amor e não Paixão. – Explicou a Cliente, desanimada.
- E qual a diferença? – Perguntou-lhe a Vendedora de modo desdenhoso.
- Bem... Paixão é comida industrializada. – Respondeu a Cliente, dando de ombros. – Amor é matéria-prima. Amor a gente prepara em casa.
- Mas também não demora de ficar pronto?
- Sim, mas...
- Pois então! Se não é capaz de esperar pela Amizade, quanto mais será capaz de esperar pelo Amor! – A Cliente calou-se, percebendo que ia ter de aprender a esperar se quisesse algo de valor.
- E... E sucesso? Vocês têm?
- Ora, mas é claro! – Disse exultante a vendedora, voltando a conduzir a Cliente pelos labirintos da loja. Finalmente algo que eles tinham de sobra. Depois de um minuto, parou em frente a uma prateleira. – Temos Sucesso de todos os tamanhos e cores. Pode ficar à vontade.
A Cliente se aproximou com certo receio. Tocou em alguns Sucessos e reparou nas suas cores e nos preços exorbitantes.
- Mas são muito caros!
- Mas vale a pena.
Na verdade, não valia. Todos os Sucessos pareciam mal feitos e artificiais.
- E então? Qual vai levar?
- Acho que nenhum.
- Nenhum?! – Já irritada, a Vendedora se exaltou um pouco. – Por que?!
- É que... – A Cliente procurou uma desculpa. – Eu Percebi que ainda tenho algum Sucesso em casa e está em boas condições. O que eu quero mesmo é uma dose de Organização. Vocês teriam por aí?
A Vendedora suspirou, cansada. Começou a pensar que aquele seu esforço não valeria a venda. Voltaram a caminhar por entre as fileiras de produtos tão apressadamente que de vez em quando a Cliente se esbarrava em alguma coisa.
Num desses esbarrões ela percebeu que havia derrubado algum produto. Era um saco velho, meio empoeirado, já com a data de validade apagada. O pegou de qualquer jeito e o devolveu a prateleira a que parecia estar confinado para o resto da vida. Foi quando notou do que se tratava: COMPROMETIMENTO.
Aquilo ainda existia? Ficou tão surpresa que acabou retirando novamente o COMPROMETIMENTO da prateleira. Olhou-o com mais atenção. Sabia que era um tipo de fertilizante. Bom, ela não tinha uma plantação, mas sempre achou que seria uma boa ideia ter uma. Daria trabalho, ela sabia, mas se não desse certo, ao menos seria uma boa aventura.
Espere. O que ela estava pensando? Não era pra isso que servia o comprometimento? Para que, apesar do trabalho empregado em qualquer coisa, ela valesse a pena no final? Sim, acreditava que era algo assim.
Recuperando a agitação, chamou pela vendedora que se voltou com uma expressão carrancuda.
- Esqueça a ORGANIZAÇÃO, o SUCESSO, a AMIZADE e o AMOR. Eu vou levar isto. – entregou-lhe o saco de Comprometimento.
- Mas e quanto ao resto?! – Desesperou-se a Vendedora.
- Ah, não se preocupe! – Disse-lhe. – Eu vou cultivar os meus próprios produtos.



14 comentários:

  1. Que conto interessante,L! Fiquei aqui,lendo até o final. Pensei que ela acharia o Amor. Mas,parece ser um produto em falta. SO SAD.
    ~Emilie Escreve~ FanpageTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só um produto em falta, também é um produto que demora pra ficar pronto e a maioria não tem paciência pra esperar. É mesmo triste. =/

      Excluir
  2. Nossa, que belo texto! Seu blog é um verdadeiro jardim de preciosidades. E que loja enorme deveria ser essa, hein? Seria um verdadeiro Deus nos acuda se isso, por acaso, existisse.
    Até mais ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, teria de ser mesmo enorme! Nem quero imaginar a bagunça que seria, afinal, seria o meio mais fácil de encontrar o que se procura. rs
      Obrigada pelos elogios.
      Beijos.

      Excluir
  3. Yeah! Vibrei no final Mallu. A essência é essa mesmo. Nada melhor do que o comprometimento. Ele traz tanto, ele traz tudo, ou quase tudo, pelo menos. É a receita certa para o sucesso em todos os níveis de nossa vida :)

    http://gabipuppe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comprometimento permite alçarmos muita coisa mesmo. Mas ele é um fertilizante, não podemos esquecer de plantar a semente e cuidar dela para fazê-la crescer. =D

      Excluir
  4. bom,queria falar que me recomendaram esse blog é bom demais,ja li esse post varias vezes e outros,é sempre bom ver recomndações,ouvir falar que tem um site bom ai de rastreamento um tal de http://rastreamento.org alguem ja ouviu falar?sabe me falar se é bom?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mallu.
    Excelente texto, parabéns.
    Em tempos de internet, onde se pode acabar com uma amizade com um simples apertar de tecla, fica cada vez mais difícil as pessoas se comprometerem com os outros e consigo mesmas.
    O que vale a pena leva tempo para ser cultivado, sem dúvida.
    Abraço, Mallu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cada vez percebo mais essa falta de comprometimento das pessoas. Tudo se torna mais difícil quando não nos comprometemos. Quando nós vamos entender isso?

      Excluir
  6. Caramba, moça, curti muito esse seu post. Muito mesmo.
    No começo, lembrei d'O pequeno príncipe, mas depois a narrativa foi tomando rumo próprio, me mostrando novos horizontes, me fazendo refletir sobre várias questões. Gostei bastante, viu?

    :*

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Érica! Fico feliz que meu texto tenha despertado isso em você. :)

      Excluir
  7. Oi Mallu
    Demorei mas cheguei. Menina que post mais maravilhoso! Você é muito criativa, todos os outros ítens são importantes, mas o comprometimento é algo muito valoroso mesmo! Eu sei por experiência própria. É difícil de encontrar pessoas com essa atitude.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Não se importe com questão de tempo, que bom que passou por aqui!
      Realmente não dá pra medir o valor do comprometimento.
      Beijão.

      Excluir
  8. Que texto delicioso de se ler! Muito criativo, divertido e bem pensado! Esses produtos não só não vale apena "comprar" em lojas como também demoram muito a fazer efeito. Gostei do final, comprometimento é a chave!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir

Nada de jogar as suas opiniões pela janela!
Comentários são sempre bem vindos. Se expresse, mas seja respeitoso.

Beijo da garota que não defenestra ideias.